Parece-nos importante começar este artigo por desmistificar uma ideia que, mais não é do que um erro.
Assim, deixe-nos afirmar que, é um erro comum considerar que o remo serve sobretudo para desenvolver a parte superior do corpo.

Mais, ainda, podemos afirmar que esta prática solicita 85% da totalidade da massa muscular.
Uma vez que a prática de remo simula a ação de remar, ou seja, a combinação do movimento de pull-push, a resistência que iria sentir devido à água, é a máquina que está incumbida de recriar. Assim, o remo torna-se uma atividade que combina força e resistência.
Desta forma, com uma atividade bastante fácil de aprender, consegue exigir um grande número de músculos (os tais 85% já referidos, mais do que com qualquer outro tipo de exercício cardiovascular), tanto da parte superior como da parte inferior do corpo.

Prepare-se para dar trabalho aos quadriceps, tendões, glúteos, zona dorsal, “core” (ou médio abdominal), tríceps e bíceps, conseguindo um bom número de calorias.

Pontos positivos desta prática:

  1. Minimiza o risco de lesão, uma vez que não tem grande impacto nas articulações, como outros desportos. É também uma prática recomendada a quem tem excesso de peso, uma vez que, a forma como os joelhos suportam o peso é mais leve;
  2. Tal como outras práticas desportivas, ou se preferir, qualquer atividade de média intensidade, também o remo é benéfico para o sistema cardiovascular;

Contudo, embora a prática de remo seja de fácil aprendizagem, é imperativo saber como executá-la. Caso contrário, poderá sobrecarregar os músculos envolvidos, aumentar as hipóteses de lesão e falhar o objetivo proposto.

Divida a prática de remos em três fases:

  1. Catch — será a posição inicial, em que mantemos a pernas dobradas e os braços totalmente fletidos. Tanto no início do exercício, como durante, tenha atenção à posição das costas, que deve permanecer reta.
  2. The drive — Damos inicio ao movimento, estendendo as pernas e empurrando-nos para trás.
  3. Repetimos o Catch — voltamos a estender as pernas e a dobrá-las, para nos levar novamente à posição inicial.

 

Uma prática desportiva repleta de benefícios

São vários os benefícios associados ao remo, visto tratar-se de uma exercício de baixo impacto é ótimo para aquecer os músculos. 
Ajuda a “esmagar” calorias e a aumentar a resistência. É um exercício que ajuda à correção da postura e trabalha grande parte do corpo. Trabalhando conscientemente, aplique 100% do seu esforço máximo (com 10 segundos de descanso), durante 15 minutos. Isso mesmo, 15 minutos completos são o suficiente.

Deixamos-lhe uma curiosidade

O ex-remador “Steve” Redgrave, campeão olímpico britânico, cinco vezes vencedor de medalha de ouro, treinou de tal maneira que conseguiu uma frequência cardíaca em repouso de 36 batimentos por minuto.

Note que, a média masculina da frequência cardíaca em repouso, ronda cerca de 60 a 70 batimentos por minutos.
Em suma, se há algo que podemos afirmar com toda a certeza, é que esta prática melhora bastante a forma física.