Caso tenha optado por adquirir uma passadeira, preste atenção ao artigo seguinte.
Certamente que agora a primeira preocupação passa por perceber como manter o seu equipamento em bom estado de conservação.
Para tal, é importante ter em conta alguns pontos essenciais para a manutenção do equipamento.
Uma das preocupações deve ser a lubrificação que tanto tem de simples como de importante e deve ser realizada com regularidade.
Para proceder à lubrificação da passadeira, o que lhe recomendamos é que tenha sempre em casa spray à base de silicone, que não contenha quaisquer aditivos adicionais.
Dependendo da utilização, indicamos-lhe três formas para se orientar com esta questão.
Deverá verificar o nível de lubrificação da passadeira após 200 horas de utilização, a cada 150 km ou uma vez por mês.
Para lubrificar corretamente a passadeira e conseguir o melhor resultado possível deverá:
- Desligar a passadeira da tomada.
- Levantar uma das laterais do tapete e aplicar o spray horizontalmente, verificando que se expande até ao centro do mesmo.
- Repetir o processo no lado contrário do tapete.
- Caso seja necessário, remova o excesso de silicone.
- Após deixar o equipamento em repouso durante aproximadamente 12 horas, volte a ligar a passadeira à tomada e caminhe durante cinco minutos a uma velocidade moderada (máximo 5 km/h) para conseguir que a lubrificação seja distribuída por todo o tapete.
Note que, tanto a falta de lubrificação, como o excesso da mesma são prejudiciais para a correta manutenção da passadeira, pelo que é recomendável realizar este procedimento habitualmente, utilizando apenas a quantidade necessária de spray.
Sublinhamos a importância de não dobrar a passadeira após colocação do lubrificante, para evitar que o mesmo se perca e, eventualmente, danifique o motor.
Para passadeiras da marca Bodytone, irá verificar que existe um local específico para a colocação do lubrificante.
Caso tenha dificuldade em identificar o local do depósito, entre em contacto connosco.
Outros cuidados a ter com as passadeiras, refletem-se no espaço onde é instalada e também na limpeza.
É importante ter em conta que a passadeira deve ser colocada numa superfície nivelada para que o tapete e o motor estejam equilibrados (alguns modelos têm inclusive a possibilidade de nivelar – apertando e/ou desapertando – os apoios).
Recomenda-se colocar um protetor de chão, tanto para não danificar a superfície como para diminuir o ruído e prolongar a duração do equipamento.
Por fim, mas não menos importante, é o cuidado a ter com a limpeza.
Uma vez por semana, utilize um pano limpo e húmido para limpar o pó e retirar a sujidade da superfície e do motor. Lembre-se de utilizar apenas água, pois os produtos de limpeza podem danificar os acabamentos da passadeira.
Deixamos-lhe uma dica final: reserve calçado para quando for utilizar a passadeira. Assim, evita a acumulação de sujidade (nomeadamente areia ou pequenas pedras), que podem ser prejudiciais à utilização de equipamento.